O autor






Baiano de Riacho de Santana, poeta popular, editor e folclorista. Em cordel, tem vários títulos editados, dentre os quais: Presepadas de Chicó e Astúcias de João GriloHistória da Moura Torta e Os Três Conselhos Sagrados (Luzeiro). É autor, também, dos livros infantis A Lenda do Saci-Pererê e Traquinagens de João Grilo (Paulus); O Príncipe que Via defeito em Tudo (Acatu). Escreveu ainda Lendas do Folclore Capixaba (Nova Alexandria), As Babuchas de Abu Kasem (Conhecimento), A Megera Domada (recriado em cordel a partir do original de William Shakespeare) e O Conde de Monte Cristo (versão poética do romance de Alexandre Dumas), os dois últimos para a coleção Clássicos em Cordel, da Nova Alexandria, onde atuou como editor.

Recentemente lançou História de combates, amores e aventuras do cavaleiro Palmeirim de Inglaterra (com José Santos e Jô Oliveira), pelo Editora FTD, A lenda do Batatão (SESI-SP), A História dos dois homens que sonharam (Giramundo), Peripécias da raposa no Reino da Bicharada (LeYa), A saga de Beowulf (Aquariana).

Com base numa recolha feita no sertão baiano, em 2005, organizou as antologias Contos Folclóricos Brasileiros (publicada em 2010 pela Paulus Editora), Contos e Fábulas do Brasil (Nova Alexandria) e Contos de Fadas Brasileiros. No campo da pesquisa em poesia popular, escreveu Breve História da Literatura de Cordel (Claridade), que integra a coleção Saber de Tudo, e Literatura de cordel: do sertão à sala de aula (Paulus). Profere palestras e ministra oficinas sobre Cordel e Folclore em vários estados brasileiros.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se está incluído no livro http://3.bp.blogspot.com/-blCEs55qJ9w/UijBAQkjNFI/AAAAAAAADBo/fZx-akelWy4/s250/contos%2Be%2Bf%25C3%25A1bulas.JPG a obra de Jorge de Lima que discorre sobre A Fogueira na noite de São João.
    Agradeço a atenção
    Meu E-mail dadareys@hotmail.com
    Adelaide

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adelaide. O livro foi escrito a partir de uma pesquisa de campo com contadores de histórias tradicionais. Não é uma compilação de obras escritas ou de outros autores.

    ResponderExcluir