sexta-feira, 10 de junho de 2011

Isabel Cardigos e os contos do sertão-mundo


O Príncipe Teiú, conto de encantamento em ilustração de Severino Ramos

Contos e fábulas do Brasil aparece na sequência de Contos folclóricos brasileiros, estes particularmente destinados ao mundo infantojuvenil. Mas é sabido que o contador conta a quem o quiser e souber ouvir, não escolhendo idades. Quando passados à escrita, foi então possível fazer uma triagem de afinidades entre contos e leitores. Ambos os livros foram levados a cabo com o mesmo cuidado e profissionalismo, mas a presente coletânea avança um trabalho de contextualização e informação que vai ao encontro da curiosidade do leitor adulto que, distanciando-se da história, quer saber mais dos “quandos”, “comos” e “porquês” dos contos que vai lendo.

Enquanto Contos folclóricos brasileiros era uma deliciosa extensão de um brinquedo, com as suas deslumbrantes ilustrações e páginas coloridas, Contos e fábulas do Brasil é um livro de referência, a enriquecer uma biblioteca, não só pela esplêndida e profusa amostragem de contos do sertão baiano, apresentados por subgêneros e todos documentados, como esteticamente, com incisivas ilustrações que fazem agora uma elegante divisória entre cada subgênero.

Marco Haurélio, estudioso da literatura popular, da qual se tornou entusiasmado cultor e difusor, reconta com uma perfeita dosagem entre rigor e criatividade as belíssimas histórias lembradas e recolhidas “com o auxílio de valiosos colaboradores”, recorrendo ao seu vasto saber sobre o cordel e a uma bibliografia que pode, por sua vez, cativar e orientar quem vier a sentir-se preso nesta sua imensa e fascinante teia dos contos do sertão baiano – e de todo o mundo.

Damos as mais calorosas boas vindas a Contos e fábulas do Brasil – um livro fadado para ter a maior sorte: entre os adultos e entre aquelas crianças felizes a quem os adultos vão saber recontar estas histórias para que, com a ajuda da escrita, continue a correr a antiquíssima magia dos contos de tradição oral.

Isabel Cardigos, coordenadora do Centro de Estudos Ataíde Oliveira Universidade do Algarve, Faro, Portugal.

Nota do blog:A professora Isabel Cardigos assina o texto de orelha do livro Contos e fábulas do Brasil. É escusado dizer que, para mim, isso é motivo de grande honra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário