domingo, 19 de junho de 2011

A Moça Tecelona


Ilustração de Maurício Negro
Essa história é um exemplo para aqueles que gostam de levar vantagem em cima dos outros. Fala de uma moça que vivia fazendo fio num tear. Por isso, era chamada de  tecelona.  Ela fazia o serviço no salão de uma casa grande, que tinha um monte de tear, onde outras mulheres também trabalhavam. Quando as outras saíam, a tecelona tirava um pedaço do fio de cada uma e, de forma desonesta, aumentava a sua produção. E a sua renda.
  O tempo foi passando, passando, mas ela nunca perdeu o mau costume. Até que chegou o dia de sua morte. A tecelona então viu um fio que descia do céu. Por ele ela começou a subir ao céu. Subiu até certo ponto, mas não pôde prosseguir, pois surgiu um trançado de fios que não a deixava ir mais para cima. Eram os mesmos fios que ela roubara das companheiras de ofício e que agora impediam sua entrada na glória.

Isaulite Fernandes Farias (Tia Lili)
Igaporã, Bahia.

Nota: Conto em que a noção hindu de carma parece ser mais forte que a noção cristã de pecado. Integra a  seção das histórias de exemplo da coletânea Contos folclóricos brasileiros (São Paulo: Paulus, 2010, p. 121). Tia Lili também marca presença na obra Contos e fábulas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário