sexta-feira, 8 de julho de 2011

O Nascimento de Cristo



O Nascimento de Cristo foi retratado por Giotto  (1267-1337) em um afresco na Basílica Superior de Assis. São Francisco, recordemos, fez o primeiro presépio de que se tem notícia. Observe a posição do bode, indiferente ao grande momento, e compare com o conto tradicional que abre a seção de narrativas religiosas no livro Contos folclóricos brasileiros
"Quando nosso Salvador Jesus Cristo nasceu na lapinha de Belém, ainda era no tempo em que os bichos falavam. Assim, no abençoado momento, o galo cantou:
- Cristo nasceu!
E a vaca perguntou:
- Aooonde?
A ovelha foi quem respondeu:
- Em Belém.
Mas a cabra não lhe deu crença e falou:
- Meeente! Meeente!
Desse dia em diante, a ovelha foi abençoada e a cabra amaldiçoada. É por isso que, mesmo na hora da morte, a ovelha não dá um pio, enquanto a cabra faz uma algazarra danada."

Nota: No livro Contos folclóricos brasileiros, (Paulus Editora, p. 73), na seção dedicada aos contos religiosos, está a narrativa acima reproduzida. Foi contada por Isaulite Fernandes Farias (Tia Lili), em Igaporã, Bahia. Ouvi-o muitas vezes contado por minha avó Luzia, mãe de Isaulite, explicando a razão do “berreiro” da cabra e do bode no momento do abate. Ela também contava como a galinha foi amaldiçoada por ter ciscado a palha do presépio onde o santo Menino nasceu. Por isso, galinha, quando entra em casa, traz azar. Galinha que canta como galo chama morte.

3 comentários:

  1. Adorei esse conto porque me reportou a minha infância, a muito a minha mãe contava essa historia , com uma unica diferença, que o bicho que foi amaldiçoado na historia dela era o pato que teve seu dedos grudados para sempre desde do dia que ele disse
    ao ouvir a ovelha :
    - Espalha ... Espalha ciscando como um louco...
    Assim como dizem que a cobra e feia e se arrasta por demostrar desprezo e dizer :
    Xiiiiiiiiiiiiiii! ( risos)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gislaine. Você apresentou uma variante. O conto funde um tema mais comum às fábulas, o das vozes dos animais, com outro próprio do conto religioso, A Fuga para o Egito, no qual está contido o episódio da Natividade.
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Curiosamente a versão que disponho pela tradição oral eh que as galinhas são ventas desde o dia que cantaram alto e fizeram uma algazarra, distraindo os soldados de Herodes no episódio da fuga para o Egito .

    ResponderExcluir