sexta-feira, 29 de outubro de 2021

A Bruxa – uma lenda brasileira

 Morgan Le Fay, de Frederick Sandys (1829-1904)

            Num lugar retirado vivia um casal que teve sete filhas. O casal vizinho também teve sete filhas. Por causa disso, as duas filhas mais novas de cada casal eram encantadas: viravam bruxas. A sina as uniu de tal forma, que faziam tudo juntas, como se fossem irmãs. Quando se puseram mocinhas, iam sempre à cidade fazer algumas malinezas, mas sem maiores prejuízos para as pessoas.

            Quando os pais se recolheram, à noite, elas se transformaram em borboletas e foram até a cidade, pois estavam com vontade de beber vinho. Deram com uma venda e, pela fechadura, puderam entrar nela. Lá dentro, voltaram a ser mulheres, e a mais bela das duas abriu uma gaveta cheia de dinheiro. Admirada, falou:

            — Nunca vi tanto dinheiro!

            Ela não deveria ter dito nada, pois, se a bruxa conversa, perde o encanto.

            A companheira, assustada, virou novamente uma borboleta e foi embora. A outra ficou lá, encolhidinha, atrás da porta, chorando. Assim que o dia limpou, o rapaz, dono da venda, foi trabalhar e qual não foi sua surpresa quando deu de cara com aquela moça linda, completamente nua, acocorada atrás da porta.

            — Ué! Como você entrou aqui? — ele perguntou.

            Ela contou a verdade, mas ele não lhe deu muita crença. Resolveu ir até a casa dele, que ficava perto, e contou tudo à mãe, que foi levar uma peça de roupa para a moça. O rapaz só entrou quando ela estava vestida. A mãe dele perguntou onde ela morava.

            — É longe demais. Para uma borboleta encantada é perto, mas para uma pessoa é muito longe.

            E foi para a casa do rapaz, que, depois, a pediu em casamento. Ela aceitou e passou a viver naquela casa.

Nota: Contada pela saudosa Maria Rosa Fróes, de Brumado, Bahia, e publicada no livro Contos e lendas da Terra do Sol, escrito em parceria com Wilson Marques (Paulus, 2019). O tema da noiva sobrenatural está presente em A bruxa. Contrariando o senso comum, que a retrata como uma velha feia que faz feitiços e causa grandes desastres, a bruxa da nossa história é uma jovem bela que se metamorfoseia em borboleta. Maria do Rosário de Souza Tavares de Lima, no livro Lobisomem: assombração e realidade, reproduz uma história muito semelhante à nossa, sem o casamento mágico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário