domingo, 3 de março de 2019

Os Contos do Papagaio




A quem interessar possa, encontrei na web uma versão em PDF do Tooti-Nameh (Tales of a Parrot), a coletânea persa de contos populares. Originário da Índia, o Tooti-Nameh (grafa-se também Tutinama, Touti-Nameh, Tuti-Namé etc.) é uma tradução resumida do Śukasaptati (Setenta Contos do Papagaio) e publicada no século XIV. Acredita-se que a versão persa, com 52 histórias, tenha sido redigida por Ziya'al-Din Nakhshabi, um santo sufi que se estabeleceu em Badayun, Uttar Pradesh, na Índia, no século XIV. O eixo central da história é o papagaio que, na ausência do amo, distrai sua mulher, evitando que ela seja conquistada por um fidalgo (ou um estrangeiro) caído de amores.

Silvio Romero é o responsável pelas duas primeiras versões brasileiras da história, ambas intituladas "O Príncipe Cornudo", colhidas em Sergipe, em que o tema do papagaio que distrai a sua dona serve de moldura para outras três histórias. Câmara Cascudo, de modo similar, coligiu "A História de um Papagaio", nos Contos Tradicionais do Brasil, e, em 1900, Ataíde Oliveira incluiu "Um Papagaio" nos Contos Tradicionais do Algarve. Temos ainda "O Papagaio Conselheiro", versão cearense de Francisco de Assis de Souza Lima, "A História do Papagaio", exemplar maranhense, de Laura de Paula, que não me foi possível ler. Certo é que, desde a velha Índia, a história corria nas águas da tradição, sendo depois compilada e ampliada pelo redator à maneira das coletâneas orientais.

Na literatura de cordel há uma versão clássica, O Papagaio Misterioso, de Luís da Costa Pinheiro, sem a estratégia das histórias como meio de distração, mas com a velha alcoviteira (o diabo personificado) e São Miguel disfarçado na ave que dá título ao romance. Alvino, o herói casado com a princesa, é o general do rei, que se afasta de casa, para ir lutar numa guerra. O conquistador é seu pérfido irmão Jobão, tentado pelo diabo. Nas versões de Silvio Romero, ao final, o Papagaio salvador também se revela um anjo.

É O Papagaio Contador de Histórias (The Tale-Telling Parrot) no índice de motivos de Aarne-Thompson-Uther (ATU1352A).


Para baixar o PDF, clique AQUI

4 comentários:

  1. Nossa, que casa encantadora esta aqui, Marco Haurelio. Muito grata a voce e, muito feliz por te-lo encontrado!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns
    Marco Haurélio! Mais preciosidades, frutos de suas garimpagem.

    ResponderExcluir
  3. Agradecida Marco Haurélio, pela partilha.

    ResponderExcluir