terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Lançamento: Contos e Lendas da Terra do Sol


Acaba de ser lançado, com o selo da Paulus Editora, o livro Contos e Lendas da Terra do Sol, escrito em parceria com Wilson Marques e ilustrado por Robson Araújo. Abaixo, um trecho da Introdução:

Este livro reúne contos populares e lendas ouvidos da boca do povo. Foram recolhidos na Bahia e no Maranhão, entre os anos de 2005 e 2013. Os exemplares da Bahia foram recolhidos por mim, Marco Haurélio, e os do Maranhão pelo escritor Wilson Marques. Há mais quatro contos provenientes de duas cidades do Ceará, com uma singularidade: os informantes, Arievaldo Viana e Djanira Feitosa são cordelistas. São todos, portanto, raros exemplos da riqueza da cultura popular brasileira, ainda viva em pleno século XXI. Fazem parte do grande acervo das tradições imemoriais, surgidas não se sabe quando, vindas não se sabe de onde.

O projeto nasceu da persistência de Wilson Marques, inspirado no livro Contos folclóricos brasileiros, publicado em 2010 pela Paulus Editora, que reuniu 36 narrativas populares resultantes de uma recolha que fiz no sertão baiano cinco anos antes. Em 2011, outra publicação, Contos e fábulas do Brasil, ampliava o repertório, com 69 narrativas. Decidimos que, além dos contos, o nosso livro reproduziria, ainda, um conjunto de lendas, algumas pouco conhecidas, como a do Pai do Mato ou a de Mena, a mulher-onça, e outras bastante difundidas, como é o caso da lenda da mandioca.

O título do livro também não oferece dificuldades no tocante à sua escolha. A Terra do Sol é o Nordeste, região cujos biomas predominantes, a caatinga e o cerrado, serviram de cenário para muitas sagas e alimentam ainda o imaginário de muitos contadores de histórias, que incluem, também, os poetas de cordel e os cantadores populares. O filme de Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), é a referência mais óbvia, mas não a principal. Em 1912, o escritor Gustavo Barroso, um dos pioneiros no estudo do folclore brasileiro, publicou, sob o pseudônimo de João do Norte, a obra Terra de Sol, na qual reunia farta documentação sobre os usos e costumes do seu estado natal, o Ceará.

Para adquirir a obra, clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário