quinta-feira, 9 de junho de 2016

Br’er Rabbit, Amigo Coelho, Tío Conejo, Pernalonga


A Canção do Sul, clássico dos Estúdios Disney.

No sul dos estados Unidos e nas Bahamas, o Br’er Rabbit, de origem africana, inferniza a vida de seus tradicionais inimigos, o principal deles a raposa. O personagem protagoniza as aventuras compiladas e recontadas por Chandler Harris na obra Uncle Remus, publicada em 1881, que foi adaptado para o cinema pelos Estúdios de Walt Disney, em 1946, com o título A Canção do Sul. O Br’er é contração de brother (irmão). No Brasil, os animais, mesmo os rivais, se tratam por “amigo (a)”, “compadre”, “comadre”, etc., valendo a cordialidade como estratégia de atração, por parte do predador, geralmente a onça, e de defesa, por parte da aparente presa: macaco, coelho, sapo etc. O tío Conejo (dos contos da América espanhola) está sempre às voltas com inimigos mais fortes, como o tío Tigre, tío Coiote e tía Zorra (Raposa) e menos inteligentes. Por que tío Conejo tiene las orejas tan largas, conto animal de feitio etiológico, publicado nos Cuentos de mi Tía Panchita, de Carmen Lyra, escritora costarriquenha em 1926, assemelha-se aos contos O macaco que pediu sabedoria a Deus, que recolhi na Bahia e publiquei em Contos Folclóricos Brasileiros (Paulus, 2010) e O coelho que pediu o crescimento a Deus,  que integra a obra Contos e Fábulas do Brasil (Nova Alexandria, 2011).

O episódio da burla da raiz de pau, ossos (a onça agarra a perna do coelho, jabuti, mas este a convence de que se trata de uma raiz) foi recolhido por Charles Frederick Hartt e publicado no Amazonian tortoise miths (Mitos amazônicos da tartaruga) no conto How a tortoise killed a jaguar and made a whistle o fone his bones. Silvio Romero (1885), O jabuti e a onça (18), e A onça e o coelho (21), Aluísio de Almeida (1947), A onça e o tatu, entre tantos outros documentaram a história. Muito comum também é a cena em que o animal que guarda o buraco é temporariamente cegado pelo que ali se refugia. A origem do motivo parece ser africana, dados os muitos contos daquele continente citados por Câmara Cascudo em nota ao conto 21 de Romero.


A personagem parece ser a principal inspiração para o coelho malandro e vingativo Pernalonga (Bugs Bunny) das séries Lonney Toones e Merry Melodies, surgido em 1940. O simples fato de ter migrado dos contos tradicionais para os cartoons mostra como as história do coelho esperto eram populares nos sul dos Estados Unidos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário